No passado dia 29 de novembro a Equipa do Centro Doutor João dos Santos – Casa da Praia foi convidada a participar no seminário organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da iniciativa Crianças e Jovens em Risco.

Estiveram presentes a Coordenadora Dolores Gamito e o Psicólogo Nuno Rola, que apresentaram o projeto “Para Pais sobre Filhos”, desenvolvido no contexto de projeto-piloto para dar resposta às necessidades sentidas na comunidade. 

Ainda no mesmo Seminário, a Direção, representada por Pedro Morato, foi convidada a participar numa mesa redonda sobre “Cuidar dos Cuidadores”.

Sobre a iniciativa Crianças e Jovens em Risco:

“Em 2007, a Fundação Calouste Gulbenkian lançou a iniciativa Crianças e jovens em risco, destinada, numa primeira fase (2007-2011), a apoiar oito projetos-piloto de intervenção junto de famílias com crianças e jovens sinalizados como estando em risco ou perigo, nos concelhos de Amadora, Lisboa, Setúbal e Sintra. Mais de uma década volvida, a Fundação Calouste Gulbenkian revisitou as equipas e organizações que implementaram os projetos para procurar perceber as consequências e resultados destes apoios.

O trabalho desenvolvido pelas organizações no terreno, junto das famílias, dos profissionais, dos parceiros e de outros stakeholders relevantes, teve impacto no sistema nacional de pomoção e proteção e nas políticas públicas de proteção à infância, designadamente através da aprovação de CAFAP – Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental pela Segurança Social e de outras respostas sociais, com a coordenação das organizações envolvidas nos projetos.

É para dar conta destes resultados, bem como do impacto de outros projetos apoiados posteriormente no âmbito da iniciativa Crianças e Jovens em Risco – na área do acolhimento residencial, da saúde mental ou da prevenção da violência sexual – que agora se organiza este seminário, com a participação dos principais atores envolvidos ao longo do tempo.”

(in https://gulbenkian.pt/agenda/seminario-o-desafio-de-cuidar-de-criancas-em-risco/)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *