• geral@casadapraia.org
  • 21 362 25 82

O que Fazemos?

O Centro Doutor João dos Santos – Casa da Praia destina-se ao apoio a:

  • Famílias com crianças e jovens em risco psicossocial;

  • Crianças com dificuldades importantes no plano da integração social e escolar, por problemáticas do foro emocional e / ou comportamental, sem resposta psicopedagógica nos recursos da comunidade, com idades entre os 5 e os 12 anos.

Como finalidade última pretende-se prevenir a retirada da criança/jovem do seu meio natural de vida e prevenir o risco da sua evolução para percursos de exclusão social, familiar e ou escolar, ou para quadros psicopatológicos mais graves (exclusão social e escolar, delinquência, dependências…). Em suma, procura-se atuar numa perspetiva reparadora e preventiva.

Apoiamos crianças

É com base nos princípios da pedagogia terapêutica e numa perspetiva psicodinâmica que se elaboram as respostas adequadas a cada criança.

Após discussão e avaliação dos dados recolhidos, junto da criança, da família e da escola, é definido em equipa o projeto de intervenção. Normalmente efetiva-se através de:

  • Apoio pedagógico-terapêutico, em pequeno grupo, sob orientação de professor ou educador especializados em articulação com o técnico de psicomotricidade tendo, ainda, como recursos complementares os ateliers de expressão plástica, de expressão pela arte e de terapias expressivas;

  • Apoio pedagógico-terapêutico individual, em situações excecionais;

  • Apoio psicoterapêutico em casos devidamente justificados;

  • Apoio psicomotor individualizado;

  • Consultas por médico pedopsiquiatra.

O trabalho quotidiano com as famílias e as crianças desenvolve-se numa dinâmica relacional de compreensão pelo ser e saber de cada um, no respeito pela sua individualidade e matriz sociocultural.

Ajudamos famílias

“Ajudamos famílias a alcançar o seu melhor equilíbrio”

A resposta que a Instituição dá às famílias é gratuita e enquadra-se na modalidade de Preservação Familiar. Pretende-se trabalhar com a família para que esta encontre recursos para a sua própria mudança, promovendo a estabilidade da criança e do jovem no seu meio natural de vida . O apoio às famílias implica um trabalho articulado com outras estruturas da comunidade envolvidas na intervenção.

Cooperação institucional

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
No âmbito do protocolo estabelecido entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e o Centro Doutor João dos Santos–Casa da Praia foram acordadas acções em torno de três eixos de atuação: Eixo 1: consultas de pedopsiquiatria destinadas a crianças de lares de acolhimento da SCML; Eixo 2: acompanhamento pedagógico-terapêutico às mesmas crianças; Eixo 3: consultoria especializada e formação a equipas da SCML.

DGS/Programa Nacional para a Saúde Mental Oficina de Formação em Educação e Saúde Mental – A Pedagogia Terapêutica como Suporte à Inclusão para docentes e técnicos de saúde, dos agrupamentos de escolas de Francisco Arruda em Lisboa e Nº 1 de Beja
Em março de 2021 inicia-se um projeto de formação contínua para aumento da literacia em saúde mental e da implementação de medidas inclusivas promotoras do desenvolvimento adaptativo de crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem e de socialização. O projeto “Uma casa da praia em cada escola” é promovido pelo Centro Doutor João dos Santos – Casa da praia e visa a prossecução dos objetivos do Programa Nacional para a Saúde Mental referentes à promoção da saúde mental e consiste, essencialmente, em formar professores/as, educadores/as e psicólogos/as, no domínio da Educação Inclusiva e da Saúde Mental; Criar e aplicar planos de intervenção para alunos/as que apresentam Necessidades de Saúde Especiais no domínio da Saúde Mental; e, elaborar um manual de boas práticas que facilite a replicação do projeto noutros contextos educativos. A articulação entre a Saúde e a Educação é fundamental para prevenção de problemas de saúde e de comportamentos de risco, que se conectam com o ambiente e com os estilos de vida das crianças e jovens em idade escolar. É uma iniciativa financiada pela Direção Geral de Saúde, que envolve 200 profissionais das áreas geográficas de Lisboa e Beja.

Câmara Municipal de Lisboa
Apoio à Pedagogia Terapêutica
Nos últimos decénios, a Casa da Praia tem privilegiado uma intervenção Pedagógica Terapêutica de carácter holístico, centrada na criança, e na sua relação com os demais contextos educacionais e de desenvolvimento, nomeadamente a escola e outras estruturas da comunidade. A Câmara Municipal de Lisboa, após a nossa candidatura, apoia em financiamento, por um ano, umconjunto de atividades orientadas para a promoção, a inclusão social e a saúde mental infantil, através da intervenção primária, secundária e terciária junto de crianças, escolas e comunidade, utilizando o modelo da Pedagogia Terapêutica.

Câmara Municipal de Lisboa
Apoio alimentar a famílias carenciadas em tempos de pandemia
A Pedido da Câmara Municipal de Lisboa e com o apoio de Junta de Fregesia de Alcântara (JFA), o Centro Doutor João dos Santos – Casa da Praia, no seguimento do Despacho nº 76/P/2020 do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), datado de 4 de junho de 2020, foi aprovada a atribuição de apoios financeiros para confecção e disponibilização de refeições destinadas a munícipes carenciados, desfavorecidos e/ou vulneráveis de Lisboa iniciou o apoio alimentar à comunidade no dia 8 de junho de 2020 que se foi prolongando, de acordo com o previsto, até ao dia 30 de junho de 2021.

Academias Gulbenkian do Conhecimento
Competências Sócioemocionais em Meio Escolar
Projeto financiado pelas Academias Gulbenkian do Conhecimento, coordenado pela Casa da Praia com parcerias com: a) Agrupamento de Escolas Manuel da Maia (contexto de intervenção prioritário – alunos, suas famílias e professores); b) Associação 1, 2, 3 Macaquinho do Xinês (intervenção semanal com crianças); c) Associação Pensamento Vivo (oficina de formação para docentes e técnicos de saúde). O carácter inovador do projecto advém do facto de, com base na abordagem Whole School Approach, envolver na implementação do programa de CSE os alunos, suas famílias e professores. A nossa proposta está sustentada em metodologias que, adaptadas às CSE em meio escolar, constituem a base relacional para a prevenção e remediação de problemáticas do foro emocional e desenvolvimento pessoal em alunos do 1º ciclo do ensino básico, com consequente impacto no sucesso escolar. A capacitação de professores, famílias e técnicos de educação e saúde pretende criar e manter estruturas de suporte em articulação com comunidade, garantindo a sustentabilidade do projecto e a constituição de um centro de recursos na comunidade para o desenvolvimento de CSE.

Consultoria

Temos vindo a consolidar esta modalidade de resposta, com o propósito de corresponder às solicitações que nos são dirigidas, sobretudo por parte de instituições ou técnicos de outras áreas geográficas. Esta resposta contempla:

  • Análise e discussão de casos, para parecer e/ ou orientação da intervenção;

  • Reflexão sobre estratégias e metodologias de intervenção.

Articulação na comunidade

O apoio às famílias e crianças implica um trabalho regular com os técnicos e outras estruturas da comunidade local, envolvidos na intervenção. São  parceiros privilegiados:

  • Escolas e Jardins de Infância da rede pública e privada;

  • Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco – Lisboa Ocidental;

  • Equipa de Apoio aos Tribunais de Lisboa;

  • Santa Casa da Misericórdia de Lisboa;

  • Centros de Saúde de Alcântara e Ajuda;

  • Fundação Nossa Srª do Bom Sucesso;

  • Departamento de Pedopsiquiatria dos Hospitais de São Francisco Xavier e de Hospital D. Estefânia;

  • Casa Pia de Lisboa;

  • Juntas de Freguesia de Alcântara, Ajuda e Belém;

  • Centro Paroquial de Sta. Maria de Belém e de Alcântara.

 

Locais onde a Instituição tem estado representada:

  • Rede Social de Lisboa (desde a sua constituição em 2008);

  • Comissão Social da Freguesia de Alcântara;

  • Comissão de Proteção de Crianças e Jovens – Lisboa Ocidental;

  • Fórum dos direitos da Criança.

Publicações

As publicações editadas são resultado do trabalho e estudos desenvolvidos pelo Centro Dr. João dos Santos – Casa da Praia, do contributo científico de especialistas de diferentes áreas de intervenção e do apoio financeiro de algumas instituições.

Formação

A formação integra uma das áreas de intervenção do Centro Doutor João dos Santos – Casa da Praia, tanto a nível interno como externo.

1    Organização de Encontros Científicos

Organizam-se periodicamente encontros e seminários de carácter técnico-científico numa perspetiva transdisciplinar e interinstitucional, com o objetivo de refletir, partilhar e alargar o conhecimento no campo da intervenção junto de crianças e famílias.​

2  Formação de técnicos que intervêm junto de crianças e famílias que abrange estágios a alunos de:

  • Mestrado em Psicologia – a Faculdade de Psicologia de Lisboa e Instituto Superior de Psicologia Aplicada;

  • Mestrado e licenciaturas em Reabilitação Psicomotora – Faculdade de Motricidade Humana;

  • Licenciatura em Serviço Social – Universidade Católica de Lisboa e Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas

  • Medicina interna da Especialidade em Pedopsiquiatria do Hospital de D. Estefânia.​

  • A formação Interna tem como principal objetivo a formação contínua da equipa técnica, dotando os seus membros de uma maior capacidade técnico-científica, de maior qualidade interventiva e competência profissional. Concretiza-se através de:

  • Seminários de supervisão e orientação psicopedagógica e de intervenção nas famílias;

  • Sessões temáticas;

  • Participação em ações organizadas por outras entidades ou colaboradores da Instituição.